Ainda é tempo de empreender no Mercado Cervejeiro

Ainda é tempo de empreender no Mercado Cervejeiro

Provavelmente você já ouviu esta frase: “Empreender no Brasil é para os fortes!”. Isso porque, enquanto a maioria das empresas do país dura menos de 10 anos, de cada cinco que abrem, uma fecha as portas no primeiro ano.

Quando se fala do universo cervejeiro, o desafio de empreender pode parecer maior. Ainda assim, dados mostram que, atualmente, ainda dá tempo de empreender no mercado cervejeiro 

Crescimento

Água, malte, lúpulo e levedura. Uma receita que leva apenas quatro ingredientes tornou-se preferência. Muito além do clichê de “paixão nacional”, a cerveja ganhou o coração e o bolso dos brasileiros. O Anuário da Cerveja de 2020, informa que são 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2020. Em relação ao ano de 2019, o aumento de registros foi de 14,4%.

Conforme o relatório Global Craft Beer ­Market, o mercado cervejeiro deve movimentar 554,3 bilhões até 2027. Atrás apenas dos Estados Unidos e China, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo. 

Empreender no Mercado cervejeiro

O cenário é promissor para empreender no mercado cervejeiro. As pessoas não só estão consumindo mais cerveja, como também estão optando pela diversidade.

Além disso, quem consome cerveja quer estar inserido em um grupo e “vestir a camisa” literalmente. O aumento das buscas de produtos ligados ao mercado cervejeiro como chaveiros, abridores, vestuário, decoração e gadgets também aumentou. O mercado cervejeiro pode ser explorado de várias formas. Veja como empreender nesse universo:

Cervejarias e Microcervejarias

Produzir cerveja não tem segredo, inovar neste segmento é o grande trunfo. Além de caçar talentos para compor seu time, investir em equipamentos, técnicas e insumos são boas práticas.

Clube de assinatura

O e-commerce veio para ficar. Mesmo antes da pandemia, tanto para quem produz quanto para quem revende, vender cerveja on-line é uma das estratégias mais assertivas. Uma das dicas mais importantes é priorizar a escolha da plataforma.

Assim como vender um único produto, o modelo de assinatura tem variações cabíveis em vários modelos de negócios e bolsos.

Lúpulo Brasileiro

Um dos ingredientes essenciais da cerveja, o lúpulo, garante aroma, sabor, amargor e, também, é considerado conservante. O lúpulo é um ingrediente caro porque não era possível produzi-lo no Brasil. Você leu corretamente. “Era”. Até bem pouco tempo atrás, se você dissesse que plantaria lúpulos no Brasil, muita gente daria gargalhadas.

Atualmente, existem fazendas produtoras de lúpulo espalhadas por todo o território nacional. Assim, o MAPA, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, iniciou, em outubro de 2020, um projeto de cooperação técnica junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (o IICA). O projeto visa desenvolver subsídios para promover o fortalecimento de uma cadeia produtiva para o lúpulo no Brasil.

Escolas

A busca por cursos ligados ao universo cervejeiro também aumentou. A capacitação é importante não só para quem quer empreender, como também para quem quer direcionar a carreira nesse ramo. 

Existem várias opções como produção de cerveja, sommelier de cervejas, análise sensorial, negócios cervejeiros, marketing cervejeiro, pós-graduação em tecnologia cervejeira, controle de qualidade, malteiro, microbiologia da cerveja, mestre destilador, mestre cervejeiro, dentre outros.

Loja de Insumos

Os cervejeiros caseiros são curiosos, gostam de estudar e estão sempre em busca de novas receitas. As lojas de insumos são um prato cheio para atender aos anseios desse mercado. 

Além dos tradicionais insumos, as lojas servem como verdadeiro reduto geek. É bem provável que você vá a uma loja de insumos e fique sabendo de cursos de capacitação disponibilizados no local, eventos temáticos ou encontros. Essa cultura bem característica desse tipo de segmento é boa para ambos os lados e principalmente para fomentar a cultura cervejeira.

Gostou das ideias? Primeiramente é preciso estudar muito, entender como o mercado cervejeiro funciona. Qual o seu objetivo quando pensa em empreender? Quais são seus propósitos? Dentre essas sugestões, o que você gostaria de fazer? 

Quando responder a essas e a outras perguntas que, com certeza, surgirão, você está pronto para tomar a sua decisão e empreender no mercado cervejeiro.

Boa sorte!