23 nov 6 ideias criativas para as mídias sociais da sua cervejaria
Mídias sociais são a conexão entre pessoas através de plataformas de comunicação. Sites e redes sociais são algumas formas de conexão e interação.O mais importante disso é que por essas plataformas é possível vender mais. Listamos aqui 6 ideias criativas para as mídias sociais da sua cervejaria.
Mídias Sociais como estratégia de vendas
Falar de presença digital não é mais segredo. Uma marca coesa consegue consegue com que a sua presença digital seja bem definida. A primeira coisa que você deve pensar é no objetivo. Se sua estratégia é usar as redes sociais para vender mais, o próximo passo é definir qual a melhor rede para a sua cervejaria.
Se você entende que o seu público está nas redes sociais, e sim, ele estará, é lá que você deve estar. Mas calma! Não vai sair por aí criando perfil da sua cervejaria em todas essas mídias não. É muito importante identificar em qual delas a sua persona estará para marcar presença.
Como o alcance orgânico é cruel, a dica que eu posso te dar é: faça uma estratégia de marketing digital consolidada. Tudo deve ser pensado e trabalhado com antecedência e até mesmo criar um calendário editorial é imprescindível. Por isso não se arrisque, planeje e analise os resultados. Ok, estratégia está consolidada, como produzir conteúdo para as redes?
Produção de Conteúdo
Para criar relacionamento e fortalecer a marca, independente das redes que estiver, a produção de conteúdo é primordial. Seja criativo e abuse das inúmeras possibilidades de formatos que as redes sociais proporcionam. Seja por vídeo, por texto, por quizzes, tirando dúvidas ou contando histórias saiba fazer das suas redes o ponto de encontro virtual da sua audiência.
Transforme seu seguidor em um apaixonado pela sua cervejaria. Faça com que ele seja fiel a sua marca. Você tem que ir além de divulgar promoções, proporcione engajamento e gere muito mais vendas. Mas, afinal, como ter ideias criativas para as mídias sociais?
Ideias criativas para as mídias sociais
Independente das mídias sociais que você escolheu trabalhar, de acordo com o seu público, as dicas que vou dar agora vão servir como inspiração para você aplicar na sua cervejaria. Não se esqueça de que o importante é a estratégia e a partir dela a produção de conteúdo ficará muito mais fácil. Vamos à lista com 6 ideias criativas para as mídias sociais da sua cervejaria:
1 – Brew Pub em Casa
Leve a sua cervejaria ou o seu Brew Pub para a casa das pessoas. Faça promoções atraentes combinadas com Lives da sua cervejaria. Durante a Live, converse com personalidades do meio cervejeiro, convide uma banda para tocar ao vivo, divulgue suas receitas de petiscos ou faça drinks com cerveja. Proporcione uma experiência completa. Aproxime seu telespectador da sua marca. Faça com que ele se sinta no seu espaço.
2 – Cerveja na Caixa
Você já ouviu falar em “festa na caixa”? Com a pandemia a moda chegou e ficou. Muitas empresas desenvolveram festas temáticas completas dentro de uma caixa. Como os clientes não podem mais comemorar os aniversários ou até mesmo estarem juntos, presentear os seus amigos e familiares com as cestas é uma boa ideia.
Faça caixas temáticas com porta copos, aventais, camisetas, tira-gosto e as suas cervejas, claro. Entregue uma experiência diferenciada na casa do cliente. Combine a entrega dessas caixas temáticas com uma playlist de análises sensoriais feitas por Youtubers cervejeiros.
3 – Rock IPA
Faça playlists personalizadas no Spotify e combine com o seu catálogo de cervejas. Para cada cerveja comprada tem uma playlist diferente. Incentive seus clientes a publicarem a experiência nas redes sociais e marcarem a sua cervejaria. Não se esqueça jamais de repostar os clientes que participarem. Essa interação é de extrema relevância.
4 – Harmonização
Faça fotos bonitas de harmonização das cervejas com pratos típicos e convide seus seguidores para sugerirem outra harmonização.
5 – Acredite na sua história
Faça um post no blog contando a história de como surgiu o nome da cervejaria ou de uma cerveja. Contar histórias é uma das técnicas que faz com que o seu público se identifique e tenha empatia pela sua marca.
6 – Atendimento
Ao invés de divulgar apenas promoções em suas mídias sociais, use-as também para interagir com seus clientes. Faça perguntas, peça sugestões, avaliações e sempre dê o suporte necessário.
Investimento
Investir em estratégias de marketing digital para as mídias sociais é um passo muito assertivo. Se você não tem tempo ou não dispõe de recursos para contratar um profissional dedicado exclusivamente para isso, saiba que nem é tão caro e muito menos difícil encontrar uma empresa especialista.