21 nov As Cervejarias e Microcervejarias do Brasil: cenário contemporâneo
Produzir cerveja, vender insumos, fabricar camisas cervejeiras. Estas são algumas atividades às quais os empreendedores, verdadeiros apaixonados pelo universo cervejeiro, se dedicam diariamente. Mais que uma bebida, a cerveja se tornou um conceito.
Por outro lado, todos sabem que não basta amar o que faz. Conhecer a realidade desse mundo é premissa básica para abrir uma empresa nesse mercado. Se você já faz cerveja ou quer abrir a sua microcervejaria, precisa conhecer o cenário no qual ela estará inserida. Qual a realidade das cervejarias e das microcervejarias do Brasil, atualmente?
Cervejarias e Microcervejarias do Brasil
Em 2020, houve o registro de 204 novas cervejarias, chegando ao total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Cultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com isso, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja no mundo. O volume de vendas de cerveja no Brasil, no mesmo período, foi o maior dos últimos seis anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014
Anuário da Cerveja 2020 – MAPA
Produção
Dentre todas as cervejarias e microcervejarias localizadas em território nacional, 68% possui fábrica própria, 25% delas são ciganas e 8% têm o próprio brewpub, o bar da cervejaria.
Muitas das microcervejarias independentes são chamadas de ciganas, por produzir cervejas em outras cervejarias. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), as microcervejarias produzem uma média de 1mil litros de cerveja por mês, enquanto as grandes cervejarias, envasam de 1mil a 5mil litros.
Consumidor
O brasileiro está apurando o paladar ao longo dos anos. O consumidor de cerveja iniciou a aventura com as cervejas artesanais experimentando as importadas. Esse consumidor é exigente, gosta de experimentar coisas novas e não tem uma cerveja preferida, tem várias.
Os efeitos da pandemia
A pandemia, infelizmente, causou impacto nas cervejarias e microcervejarias. Entretanto, a tecnologia e a inovação alavancaram muitos negócios. Muitas marcas expandiram as entregas pelo delivery e estão usando as mídias sociais para impulsionar negócios.
Tendência
Mesmo diante deste cenário, é preciso despertar o olhar para as possibilidades! Felizmente, ainda há espaços para cervejarias, microcervejarias ou negócios cervejeiros. O mercado cervejeiro vai continuar crescendo e o consumidor terá, cada vez mais, um papel de importância, sendo co-criador com as marcas.
A tendência é que as cervejarias e microcervejarias aumentem o portfólio, mantenham a distribuição por delivery e foquem as vendas pelo e-commerce, mesmo com o fim da pandemia.
Para ter sucesso, os pontos principais são a receita e a técnica para produzir cervejas artesanais que agradem o paladar do consumidor. A razão de existir da sua cervejaria é que a cerveja tenha uma marca específica, única!
Além disso, a sua cerveja não pode ser apenas mais uma e deve, principalmente, conversar com a sua persona.
Em poucas palavras, esse panorama destaca a importância das cervejarias e microcervejarias para o mercado brasileiro, de forma geral, e o quanto a cerveja é um grande negócio. Mesmo diante de um cenário incerto, os números mostram que é possível empreender no mercado cervejeiro.