Os novos hábitos do consumidor de cerveja

Os novos hábitos do consumidor de cerveja

Depois de mais de dois anos do período de pandemia, o que era tendência hoje é realidade. As pessoas e os negócios não são mais os mesmos. O grande impacto causado pelo isolamento social mudou a forma de consumo. Quais são os novos hábitos do consumidor de cerveja?

Retrato

Quem tinha o costume de sair foi obrigado a ficar em casa. As pessoas mudaram seus hábitos. O consumo em casa tornou-se prioridade, assim como lazer e conforto.  

Realizado em 2020 pela Alli iN, Social Mainer e Cortex, o estudo que mapeou os novos hábitos do consumidor aponta um aumento de compras on-line. 42,9 milhões de consumidores fizeram compras únicas, sendo que 20 milhões compraram pela primeira vez.

Ainda segundo a pesquisa, 48% dos consumidores acreditam que comprar pela internet é mais barato do que em lojas físicas. 46% apostam na praticidade do processo de compra on-line e 39% encontram mais ofertas e descontos nas lojas virtuais. Para 34% dos consumidores, independente do valor da compra, a experiência positiva tem grande importância para as compras futuras.  

Aparentemente o consumo diminuiu. Afetado pelo impacto financeiro, o consumidor reduziu a quantidade e priorizou qualidade. Todavia, as vendas de bebidas no Brasil, em comparação com o ano de 2020, aumentaram 5,3%, segundo dados da Euromonitor Internacional. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo.

Hábitos do consumidor

Em casa, o consumidor cozinha mais. Comida boa também pede cerveja boa e o consumo de cervejas em casa se intensificou naturalmente.Os hábitos do consumidor de cerveja se adaptaram a uma nova realidade. Quem sempre consumiu cerveja, não deixou de consumir. 

Também foi perceptível a valorização do produto e do produtor local. A preferência por esse segmento tem gerado impacto positivo nos pequenos produtores que têm entregue qualidade e rapidez, muitas vezes superior às das grandes cervejarias.

Até mesmo o meio para o consumo de cerveja mudou. 70% da cerveja consumida hoje é em lata. Diferente do que acontecia antes de 2019, que o consumo de garrafas de vidro de 600ml era de 60%.

Os hábitos do consumidor de cerveja mudaram e as empresas precisam enxergar que tem que ser o que ele deseja, como, onde e quando. Não é mais o mercado quem dita as diretrizes, mas sim  o consumidor.

De volta ao bar

Disponibilizar as cervejas on-line, o delivery, o take away e implementar as latas no seu processo são esforços que por si só não garantem o sucesso. Transpor o obstáculo da disponibilidade e do preço e priorizar excelência no atendimento para maximizar a experiência do consumidor é a peça chave para essa equação.

Entretanto, com o fim da pandemia, as pessoas voltaram a frequentar bares e restaurantes. O consumidor passou a ser mais exigente e a confiar em marcas cuja experiência tenha sido positiva. Será necessário agradar quem quer ficar em casa e ao mesmo tempo quem está no bar. O desafio é como maximizar a experiência do novo consumidor que está de volta à realidade.