21 nov Presença digital nas mídias sociais é imprescindível para a sua cervejaria
Saímos de uma comunicação para a massa para uma comunicação pela massa. O dinheiro era direcionado para a publicidade, cujo foco era atingir o maior número de pessoas. As mídias sociais deram voz para as pessoas. A influência na tomada de decisão sempre existiu, só que agora, por meio das mídias sociais, é possível mensurar o impacto dessa influência. A presença digital nas mídias sociais é um fator determinante para o sucesso.
A nova democracia digital
O destaque para conteúdos on-line em blogs, MySpace, Wikipedia e YouTube levou a Revista norte-americana Time a eleger “Você” como personalidade do ano de 2006. Naquele ano, o prêmio destacou a importância dos chamados “internautas” em “fundar e estruturar uma nova democracia digital”.
Quinze anos depois, essa nova democracia se concretizou. Pelas mídias sociais as pessoas se informam, se comunicam, criam grupos de discussão,compartilham o dia a dia, as angústias, as vitórias e interagem com pessoas e com marcas.
As marcas, incluindo as cervejarias, que querem estar mais próximas do público, precisam entender que a presença digital nas mídias sociais é fundamental. Se você quer que a sua cervejaria tenha sucesso, você precisa inseri-la no cotidiano das pessoas.
Presença Digital
A presença digital é fazer a sua cervejaria estar nas mídias sociais e construir um relacionamento com o público. As mídias sociais são mais que uma vitrine da sua cervejaria. É por meio delas, que o público entende a sua linguagem, enxerga oportunidades, cria conexão e faz negócio.
Entretanto, para que essa identificação aconteça, é preciso começar com a produção de conteúdo. Produzir conteúdo pelas mídias sociais desperta a afinidade e gera credibilidade.
Mídias Sociais
A sua cervejaria precisa entender o quão importante é ter presença digital nas mídias sociais, porém não quer dizer que a sua marca precisa estar presente em todas elas. A chave para o sucesso é conhecer o seu público e entendê-lo. A partir daí é bem mais fácil identificar do que ele gosta e em quais mídias sociais ele está.
A presença digital nas mídias sociais pode ser por meio de um site institucional. Nele, é provável encontrar as informações sobre a cervejaria, a história, as cervejas produzidas, a localização e o contato. Se a sua cervejaria possui um e-commerce, ótimo! Sua loja virtual pode estar em uma aba dentro do site institucional.
O Blog também pode estar em uma aba dentro do site institucional da cervejaria. Vale frisar, aqui, o quão significativo ele se torna caso a produção de conteúdo seja voltada para uma estratégia de SEO. Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de técnicas usadas no desenvolvimento do conteúdo. O objetivo é responder às dúvidas dos usuários no Google e garantir um rankeamento na primeira página de resultados do buscador.
A Newsletter também é uma forma de chamar a atenção do usuário. É assinando a sua newsletters que o usuário demonstra interesse pela sua cervejaria e diz que quer receber o seu conteúdo. Vale enviar conteúdos do blog em primeira mão, posts exclusivos, novidades e promoções. Para tanto, a estratégia para essa mídia deve ser planejada. Uma estratégia de marketing bem sucedida utiliza automação de marketing, testes A-B e procura seguir o funil de vendas baseado na jornada do consumidor.
As redes sociais mais usadas no Brasil são o Facebook, o Facebook Messenger, o Instagram, o Tik Tok, o Snapchat, o Kawai, o YouTube, o Whatsapp, o Twitter, o LinkedIn e o Pinterest. Cada rede apresenta muitas diferenças entre elas. Mas, têm como característica comum: aproximar o usuário do perfil. Portanto, sua maior preocupação deve ser em produzir conteúdo rico, autêntico, criativo, que gere identificação com a sua persona e que responda à dúvida dela. O engajamento é consequência de uma boa gestão de redes sociais.
Presença imprescindível
Para tanto, para ter sucesso, a presença digital nas mídias sociais deve ser norteada pela definição de objetivos e planejamento. As vantagens de estabelecer a presença digital da sua cervejaria são:
- Resultados alcançados são mais rápidos;
- Conversão mais certeira;
- É possível identificar e contornar reclamações em tempo real;
- Aumenta o alcance da marca;
- Segmentação e direcionamento da publicidade;
- Excelente custo-benefício;
- Aumento da percepção positiva da cervejaria.
A presença digital é um grande campo de conhecimento e experimento. Sendo assim, arrisque-se!
Avalie, corrija e faça de novo. Como um ciclo. As mídias sociais podem trazer excelentes resultados de engajamento e conversão. A estratégia da presença digital deve estar alinhada ao planejamento de marketing e aos objetivos da sua cervejaria.