Como aumentar as vendas de cerveja com produção de conteúdo

Como aumentar as vendas de cerveja com produção de conteúdo

Você já deve ter ouvido falar sobre produção de conteúdo e talvez não entenda como funciona. E se você descobrir que é possível aumentar as vendas de cerveja com produção de conteúdo? Continue a leitura e confira.

Marketing 1.0

Anteriormente, as cervejarias não se preocupavam com o comportamento do consumidor. A publicidade era criada apenas para um target específico e o intuito era fazer um único tipo de cerveja para uma só massa. Atualmente, as empresas estão se importando mais com o que o consumidor vai pensar, querer e vivenciar.

Até aí, nenhuma novidade. As cervejarias mudaram a forma de pensar e investiram em branding para chegar ao topo na preferência do cliente. Onde fica esse topo? Nas prateleiras do supermercado, no Google? Se você pensou em ambas, você acertou. Afinal de contas você já sabe como criar um rótulo tão bom quanto a sua cerveja, mas e no Google? Como garantir que o seu consumidor vai encontrar a sua cervejaria?

Momento Zero da verdade

ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth, ou o “Momento Zero da Verdade”. O ZMOT é o momento anterior à decisão de compra e escolha por sua cerveja. Isso acontece quando ele vai fazer uma pesquisa na internet e é nesse exato momento que a sua cervejaria deve aparecer nos resultados de busca. É possível estar nas primeiras posições nos resultados de busca por meio de produção de conteúdo. Isso recebe o nome de conteúdo orgânico.

Como aumentar as vendas de cerveja

Produção de conteúdo é uma estratégia que pode acontecer por meio de textos, vídeos, áudios ou a combinação de todas. A produção de conteúdo atrai visitantes pela riqueza do conteúdo produzido, relevância e autoridade. Isso gera interesse, que converte seus posts em venda de cerveja.

Essa estratégia não é simples, mas funciona. Primeiramente, é preciso conhecer o seu público e criar, a partir de pesquisas e testes, a sua persona. Então, todo conteúdo, o tipo e a forma de produzi-lo deve ter como base a persona que você desenvolveu.

O conteúdo deve ser rico, com informações precisas, factuais, com base em referencial teórico, citando os devidos créditos. Construir esse tipo de conteúdo, que responde a dúvida do usuário, com a segurança, de forma verdadeira e fidedigna, é que gera relevância e autoridade.

Conteúdos ricos podem ser compartilhados em textos para blogs, infográficos, webinars, pílulas de conteúdo em vídeo, vídeos exclusivos para as redes sociais, e-books, podcasts, dentre vários outros formatos.

SEO

Concorrência é o que não falta na internet. Por isso, uma das formas de driblá-la é por meio do SEO. Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas usadas na produção de conteúdo. As otimizações vão direcionar o conteúdo para as primeiras posições do Google, a partir de palavras-chaves usadas na busca.

O “x” da questão é encontrar a palavra-chave exata que a sua persona busca quando quer resolver algum problema. Assim, cada conteúdo produzido promete uma troca com o leitor. Enquanto ele recebe conteúdos ricos, do interesse dele, quem produz o conteúdo fica com os dados do leitor, que pode ser o nome completo, o e-mail e outras informações. 

A partir daí, a base de e-mail acumulada pode se transformar em uma oportunidade de negócio, mais conhecida como lead que, posteriormente, irá se transformar em venda. Ou seja, sim, a produção de conteúdo pode aumentar as vendas de cerveja.

Essa é uma forma simples de explicar como funciona o processo de construção de conteúdos com a finalidade de vender.

Assim, se o conteúdo é produzido seguindo todos os passos, é possível desenvolver uma estratégia de conversão de posts em venda de cerveja.