25 nov Rótulos que vendem – saiba como criar rótulos e chamar a atenção dos consumidores nas prateleiras
O primeiro contato do consumidor com a marca é pelo rótulo, antes mesmo dele beber a cerveja. Essa é a oportunidade de conquistá-lo. Quer vender mais cerveja? Saiba aqui como funciona o processo para criar cada vez mais rótulos que vendem.
Branding
Uma das etapas mais importantes da sua cervejaria é o desenvolvimento do rótulo para a sua cerveja. É ele que vai chamar atenção do consumidor e disputar espaço com outras marcas nas prateleiras. Portanto, se vamos falar de rótulos que vendem, precisamos falar de Branding.
Tudo que gira em torno da marca da sua cervejaria é branding. O nome da cervejaria, o slogan, a logomarca, as cores, a tipografia e não só isso. Quando falamos em branding falamos da gestão da marca e o que ela transmite para o consumidor.
Você já parou pra pensar em como o seu público enxerga a sua marca? Em uma pesquisa feita pela Custumer Thermometer, 65% das pessoas entrevistadas sentiram uma conexão com uma marca e 90% delas afirmaram que essa conexão foi positiva. Isso mostra que a cervejaria tem que se preocupar com o Branding e com a mensagem que vai transmitir para o público. Com a estratégia de Branding definida é mais fácil partir para o próximo passo: a identidade visual.
Identidade Visual
Antes de fazer a sua primeira cerveja, os valores da marca já rondavam os seus pensamentos. Muito provavelmente os seus valores serão refletidos na sua cervejaria. Não só os valores, como também missão e visão já estavam presentes antes da sua primeira receita existir. Os conceitos que permeiam a identidade visual vêm de dentro para fora. Pensando dessa forma fica mais fácil seguir adiante.
Além de definir valores, visão, missão, voz, e o tom é preciso também desenhar o seu público alvo e a sua persona. Com a identidade visual construída e munido do Manual de Marcas, agora sim é hora de pensar de como vai ser o rótulo da sua cerveja.
A importância de um rótulo bem feito
Gosto não se discute. Isso é um fato, além de ser uma expressão. Lançar um rótulo vai muito além de escolher brasões, desenhos, tipografia e cores. Se você se preocupa com seu consumidor e com a experiência que ele terá com a sua cerveja, você faz parte de um grupo que já entendeu que essa premissa é de extrema importância. Se o consumidor consegue enxergar valor e se identificar com a proposta que a sua marca desenvolveu para ele, encontra-se aí uma grande oportunidade de fidelizá-lo.
O rótulo não serve apenas para identificar os componentes da cerveja. As pessoas compram muito pelo rótulo. Portanto ele tem que chamar a atenção. Um rótulo bem feito traz originalidade para a Cervejaria e transmite confiabilidade e credibilidade para o público. É possível identificar uma cerveja específica pelo rótulo, se o Branding for bem feito. E como identificar os componentes da cerveja? Quais informações são legalmente obrigatórias?
O que informar
Algumas informações obrigatórias regulamentadas pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Decreto nº 6.871/2009 de 4 de junho de 2009 devem estar descritas de forma visível e legível no rótulo das cervejas. São elas:
- Nome empresarial;
- Endereço empresarial;
- Endereço de onde a cerveja é fabricada;
- Número do registro do produto no MAPA;
- Denominação;
- Ingredientes;
- Volume;
- Teor Alcoólico;
- IBU (International Bitterness Unitis);
- Fabricação;
- Validade;
Além das informações obrigatórias, algumas informações são interessantes de vincular ao rótulo, para agregar valor ao resultado final. São elas:
- Temperatura ideal para consumo;
- Dicas de harmonização;
- Copo sugerido;
- Análise Sensorial.
Nome e Design
É importante entender o conceito antes de começar a criar. Aqui a criatividade deve reinar. A primeira etapa é livre, deixe fluir. A partir de um esboço de ideias é chegada a hora de buscar alinhamento com o Branding. O objetivo final será sempre agradar o seu cliente. Mas como se inspirar para criar rótulos incríveis?
Há tanto para se inspirar! Conheça e dê valor a sua história. Conte o porquê da sua cerveja existir. Olhe ao seu redor. Abuse das inspirações. São elas:
- Rótulos de outras bebidas;
- Rótulos de outras cervejas no mercado;
- Filmes;
- Séries;
- Livros;
- Músicas;
- Personagens;
- Celebridades;
- Artistas;
- Personalidades;
- História;
- Épocas;
- Moda;
- Animais;
- Geografia.
Tudo pode virar rótulo, desde que seja o que a sua persona queira.
Não podia deixar de dar alguns exemplos de rótulos que conseguiram transmitir a sua essência e agradar seu público consumidor.
Gangster
A Gangster Cervejaria é uma marca mineira, de Belo Horizonte, fundada em 2015. Em 2018 a cervejaria ganhou o prêmio de melhor rótulo do mundo pelo WorldStar, um dos principais prêmios internacionais para o segmento de embalagens. O rótulo foi desenvolvido pela Part Comunicação, em parceria com a Me LLama, estúdio de design gráfico.
Wäls
A cerveja Wäls Petroleum é uma cerveja escura, bem alcoólica e bem encorpada, feita em parceria com a Cervejaria Dum. O rótulo transmite bem o que é a cerveja.
Lagunitas
A cerveja americana Lagunitas, da Lagunitas Brewing Company, é uma das IPA’s mais icônicas e incentiva a adoção de cães resgatados nos seus rótulos.
Dogma
A Hantu, da Cervejaria Dogma é a primeira de uma linha especialmente desenvolvida por quatro profissionais negros que construíram juntos três cervejas com base em história, cultura e principalmente na desconstrução de esteriótipos arraigados no universo cervejeiro.
Leuven
Os rótulos da Cervejaria Leuven ganham vida e movimento através de um rótulo feito em realidade aumentada.
Rótulos que vendem
Não é nada fácil criar um rótulo de sucesso. Cada etapa é de extrema importância para um único caminho: rótulos que vendem! São muitas etapas, mas você não precisa fazer tudo sozinho.
Procure quem sabe direcionar as melhores estratégias para a sua marca. Existem profissionais capazes que entendem especificamente do seu negócio. Converse, explique e acompanhe de perto todo o processo. Estar disposto a passar por cada estágio já é um pulo para fazer rótulos que vendem.