Pós-venda para as cervejarias: estratégias e vantagens

Pós-venda para as cervejarias: estratégias e vantagens

Quem acompanha o Blog já leu por aqui que o relacionamento com o cliente vai além do momento no qual o consumidor compra a sua cerveja. Mas, por que investir em ações de pós-venda? Quais as vantagens do pós-venda para as cervejarias? Que estratégias utilizar?

Para que você descubra as respostas para essas e outras questões, continue a leitura e aproveite o conteúdo!

Pós-venda

O Pós-venda está diretamente ligado ao relacionamento com o cliente, a longo prazo. O objetivo é otimizar a experiência do cliente após sua compra. A consequência disso é estreitar laços e perpetuar o relacionamento. Quem não quer fidelizar clientes e transformá-los em embaixadores da marca?

Independente do seu ramo de atuação, definir estratégias de pós-venda faz-se necessário. Para as cervejarias, é fundamental desenvolver uma estratégia eficaz. No meio de tantas cervejas nas gôndolas ou nas prateleiras on-line, se seu cliente é fiel, 50% do sucesso já está garantido!

Estratégias

Para as cervejarias, o empreendedor pode optar por estratégias que fazem mais sentido para a persona e para o negócio. Primeiramente, é crucial para o sucesso de qualquer estratégia a adoção de coleta de dados. Todas as decisões relativas às estratégias no pós-venda serão embasadas em números. Pergunte ao seu cliente o que ele achou da sua cerveja, da experiência de compra e do atendimento. Desenvolva formulários simples e diretos. A partir daí, comece a desenhar as possíveis estratégias.

O suporte ao cliente deve acontecer, sempre. A forma como você vai implantá-lo na sua cervejaria vai depender das especificidades do empreendimento, do porte dela e da mão de obra disponível para dar atenção a este cliente. Você pode optar por atendimento telefônico, chat dentro do site, SAC por e-mail ou pelas redes sociais. Independente da sua escolha, a qualidade do atendimento é primordial.

Crie maneiras de encantar o cliente. Escreva um bilhete à mão para entregas e delivery, capriche na embalagem, ofereça brindes, descontos, faça promoções exclusivas e, especialmente, estimule o seu cliente a se apaixonar pela sua cervejaria.

A produção de conteúdo também é uma das estratégias usadas no pós-venda. Desde que o cliente autorize, encaminhe conteúdos ricos sobre o universo cervejeiro.

  • Envie e-books com receitas que podem ser preparadas, tendo a cerveja como um dos ingredientes;
  • Prepare vídeo aulas de harmonização com as cervejas;
  • Contrate influenciadores;
  • Faça conteúdo co-participativo e compartilhe nas redes sociais da sua cervejaria;
  • Desenvolva uma estratégia de e-mail marketing eficaz e saia na frente.

Contate seus clientes e pergunte se eles estão satisfeitos com as cervejas que compraram, com o atendimento que receberam, pergunte sobre as condições das embalagens no recebimento e se os prazos foram cumpridos. Sugira outras receitas, outras linhas e desenvolva esse relacionamento. Nunca se esqueça de documentar os resultados para análise e mudanças, caso haja necessidade.

Vantagens do pós-venda

Estratégias de pós-venda bem desenvolvidas garantem ótimos resultados. A primeira vantagem do pós-venda é que, se o cliente está satisfeito, ele vai comprar novamente. A máxima de que clientes fiéis gastam mais, já é conhecida. Portanto, saiba usá-la ao seu favor.

Quanto a sua cerveja vale para os consumidores? O valor da marca tem grande peso na tomada de decisão. Na hora da compra, a reputação da marca vale muito. A segunda vantagem do pós-venda é aumentar a reputação da marca. Se a sua cerveja tem altos índices de satisfação no pós-venda, é porque a maioria das experiências de compra foi satisfatória.

Investir em marketing é necessário, especialmente para atrair novos clientes. Portanto, se o cliente comprou novamente, você economizou verba de marketing. Assim, mais uma das grandes vantagens do pós-venda para as cervejarias é a redução de custos.

Quando o cliente passa de consumidor a fã da sua cervejaria, você conseguiu atingir o nível mais avançado dessa premissa. A experiência de compra foi positiva, o consumidor gosta da sua linha de cervejas, compra mais de uma vez, indica as cervejas para outros amigos e defende a sua marca. Essa é também mais uma, quiçá a mais importante, das vantagens do pós-venda bem feito.

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Agora, você já sabe as principais estratégias e conhece as vantagens do pós-venda

E, também já viu, aqui no Blog, em outros posts, que as estratégias de marketing digital devem estar sempre interligadas para funcionar. 

Assim, o pós-venda para as cervejarias deve estar no centro das atenções no seu planejamento de marketing, bem como na razão de ser da sua empresa.